Blog Search

TriStar500.net Blog
Established by TriStar500.net Site
NEWS & INFORMATION

2004

30 de Dezembro
  • Fotografias do L1011-500 SX-CVA: como noticiado, a Joasro Aviation recebeu recentemente, por via da Gee Bee Air, o seu primeiro L1011 proveniente da Air Transat, o antigo "Fernando Pessoa" na TAP. Durante a entrega, aproveitaram para fotografar o avião e actualizar o site. Apesar das fotografias de tamanho pequeno não serem de elevada qualidadade, tudo indica que pelo menos a nível da cabina, este L1011 encontra-se muito bem conservado incluindo ecrãs de plasma. Destaque para a configuração circular de 5 lavabos na traseira da cabina, típica dos dois L1011  da Royal Jordanian que vieram para a TAP e que confirma a identificação deste avião.
  • Nas suas deambulações pela Internet, o TriStar500.net encontrou um pequeno mas interessante registo audio-visual do start-up de um dos reactores do L-1011 CS-TMR da Luzair. A "fumarada" é habitual em dias frios nestes Rolls-Royce e o "ronco" dos mesmos é absolutamente fantástico! Um som que vai deixar saudades... Pode aceder directamente ao vídeo da autoria de Jean-Charles por aqui [950kb] e encontrar muitos mais de outros aviões neste link.
  • Entretanto, parece que o CS-TMX da YES foi requisitado para um voo a partir de Phuket, na Tailândia, recentemente atingida por um maremoto devastador.

23 de Dezembro
  • Boas Festas! Um bom Natal para todos os visitantes, amigos e colaboradores do TriStar500.net e que 2005 traga mais e melhores voos!

19 de Dezembro
  • Graças a um visitante da Inglaterra, o TriStar500.net soube que o Lockheed da Luzair CS-TMP encontra-se neste momento a efectuar o voo 868 da Corsair com destino a St. Maarten! Dentro de momentos, deverá iniciar a sua aproximação à pista que incluiu a famosa passagem baixa pela Maho Beach.
    "Flt number is CRL868 deps LFPO 1150 GMT arr TNCM 1945 GMT"
    A Corsair continua a manter ocupados os Lockheeds portugueses para destinos exóticos...

17 de Dezembro
  • SX-CVA finalmente entregue à Joasro Aviation: o antigo Lockheed da TAP de matrícula CS-TEF, que nos últimos anos esteve ao serviço da Air Transat com matrícula C-FTSW, descolou hoje de Montreal/Mirabel (CYMX) em direcção a Thessaloniki (LGTS) na Grécia onde irá voar debaixo do AOC da Gee Bee Air. Todo o historial actualizado sobre este avião (msn 1246) neste link.

14 de Dezembro
  • Hoje foi um dia intenso para os Lockheeds portugueses que efectuaram os seguintes voos:
    CS-TEB / Bruxelas (EBBR) - Varadero (MUVR) / TUI Belgium 1845
    CS-TMP / Paris (LFPO) - Pointe a Pitre (TFFR) / Corsair 926
    CS-TMP / Pointe a Pitre (TFFR) - Paris (LFPO) / Corsair 927
    CS-TMX / Lisboa (LPPT) - Paris (LFPO) / Corsair 025
    Fotografia do CS-TEB em Bruxelas a operar para a TUI Belgium no passado dia 11.

13 de Dezembro
  • O L-1011 da Luzair CS-TMP está de volta a Lisboa após heavy maintenance em Amman, na JorAMCo.
  • O CS-TEB da Euro Atlantic encontra-se a efectuar voos entre Bruxelas e Varadero enquanto o CS-TMX da YES saiu este Sábado à tarde.

11 de Dezembro
  • PILOT's lança L1011 TriStar em Fevereiro: «this product is no more our problem-child! Currently we are working full steam against a February release of a download version! Box to follow some time later! Stay tuned! ...»

6 de Dezembro
  • No passado dia 4, o CS-TEB efectuou o voo MYT072 no percurso MAN-TFS-GIG para levar passageiros da My Travel para um cruzeiro. O L-1011 da Euro Atlantic aterrou às 11:03LT e foi devidamente fotografado pelo correspondente do TriStar500.net no Rio de Janeiro, Bernardo Andrade. O CS-TLM, Boeing 767 da Euro Atlantic, também participou nesta operação.
  • A EuroAtlantic Airways concluiu recentemente, no aeroporto de Charles De Gaulle – Paris, mais uma volta ao mundo, num Lockheed Tristar. Uma viagem de sonho para alguns privilegiados, com escalas prolongadas e excursões em Dubai, Yangon – Myanmar, Cambodja, Hanoi, Sidney, Papeete, Ilha da Páscoa, Brasil, Antígua – Guatemala e Mérida – México. No total, foram 21 dias e 54 030 km percorridos , tendo os passageiros ficado alojados nos melhores hotéis, numa organização complexa mas impecável, envolvendo contactos e negociações com as mais diversas entidades nos países visitados e sobrevoados, a comprovar a especialização da EuroAtlantic neste segmento exclusivo de alta qualidade. Notícia no site da Publituris.

3 de Dezembro
  • Três TAP's alinhados! Foi recentemente publicada no site Airliners.net uma fotografia bastante interessante com três L-1011 da TAP Air Portugal parqueados lado a lado no aeroporto da Portela! Não sendo uma fotografia de grande qualidade (pelo menos do ponto de vista digital), merece seguramente uma visita de todos aqueles que admiravam este avião naquelas cores.

2 de Dezembro
  • WHITE vai tomar lugar da YES que foi desactivada, anuncia comunicado da TAP: a nova companhia de aviação portuguesa especialmente vocacionada para o transporte aéreo não regular, criada pela TAP e pelo Grupo Abreu, «pretende ocupar o espaço deixado vago pela antiga “YES”, entretanto desactivada», anuncia um comunicado distribuído hoje pela TAP. A nova transportadora aérea vai adoptar a designação “WHITE”, com a assinatura “coloured by you”, e estará equipada, numa fase inicial, com um avião Boeing B767, entrando depois em operação um mínimo de dois aviões Airbus A310, cada um com a capacidade de 240 passageiros. In Aeropress.
    Comentário: Pelos Lockheeds, pelas bonitas cores, pela simpatia, pelas tripulações fantásticas, obrigado YES e muito boa sorte à "nova" WHITE!
  • O TriStar500.net lançou definitivamente o seu Hangar na secção Simulador. São disponibilizadas novas texturas do CS-TEA "Luís de Camões" (que pertenceu à TAP Air Portugal), modelo dinâmico actualizado e o panel.cfg que permite a integração do INS CIVA no painel do David Durst ao gosto do TriStar500.net. As texturas da TAP Air Portugal não primam por qualquer tipo de efeito especial mas procurou-se uma correcta colocação dos elementos dentro das possibilidades que o modelo visual do Mike Stone oferece.
  • Através de um visitante estrangeiro, o TriStar500.net teve conhecimento de um L-1011 TriStar disponível para o simulador alternativo X-Plane:
    Lockheed L-1011 Tristar
    Highly detailed with accurate flight model, stall speeds, cruise speeds, and range. Nice 1024x1024 panel. The cockpit side views are only right front and left front side views, plus a back view containing flight performance information and cruise speed chart. Liveries include TWA, Eastern, Gulf Air, Air Canada and Cathay Pacific. Goodway ready.
    Features: Highly detailed aircraft with accurate flight model, stall speeds, cruise speeds, and range. Nice 1024x1024 panel. The cockpit side views are only right front and left front side views, plus a back view containing flight performance information and cruise speed chart. Liveries include TWA, Eastern, Gulf Air and Cathay Pacific. Goodway ready.
    Price $ 5.00

20 de Novembro
  • Fleet Status:
    CS-TMP está a ser submetido a uma C-Check em Amman desde o passado dia 9, onde deverá ficar até à primeira semana de Dezembro;
    CS-TMR continua armazenado em AMS à espera de "clearence" para regressar;
    CS-TEB encontra-se a realizar a volta ao mundo e foi avistado no Vietnam;
    CS-TMX esteve envolvido numa operação para a Eurofly ligando Roma-Lisboa-Cancun e continua actualmente no exterior.
    Ainda há "vida" para estas máquinas! :)

6 de Novembro
  • Finalmente foi elaborada a secção Tecnologia do site TriStar500.net. Os objectivos iniciais de construção deste site foram hoje concluídos. O Lockheed TriStar sempre foi reconhecido pelo elevado grau de tecnologia aplicado e pelos complexos e exclusivos sistemas de controlo automático que continuam a destacá-lo como o widebody comercial com as melhores qualidades de voo (handling) até hoje construído. Um design que beneficiou do conhecimento militar da Lockheed e que cujos objectivos perfeccionistas tornaram o L1011 num avião "estupidamente" robusto e seguro, além de confortável. Na secção "Tecnologia" são publicadas 3 brochuras oficiais da Lockheed relativamente ao seu produto. Algumas das "superior design features" do L1011 são passadas de relance tornando esta secção numa página de referência do TriStar500.net. Especialmente para quem tem interesse pelo fascinante mundo da engenharia e pelas soluções brilhantes que esta actividade pode encontrar. Os engenheiros da Lockheed sempre foram uma referência mundial no sector aeronáutico! Um dos exemplos que podemos desde já avançar é o "Flying Stabilizer" que permitiu à Lockheed provar que é possível descolar e fazer subir um L1011 com uma configuração errada de full nose-down trim! Além de ser uma configuração vanjatosa na recuperação de situações de jet upset. Habitualmente, os "Flying Stabilizers" costumam ser aplicados em caças supersónicos como o F-16, onde a efectividade das superfícies de controlo é um elemento chave no seu design.
  • PILOT's promete lançar ainda este ano o seu L1011 para o FS: o site da PILOT's relativo ao L1011 Tristar sofreu uma nova modificação no seu layout muito embora o conteúdo continue inalterado. Contudo, nas notícias do site é possível encontrar um registo de 26 de Outubro passado onde a Pilot's reafirma estar a trabalhar no projecto e no site. A PILOT's lançou ainda o seu portal global fsim.net onde novamente é referido o projecto do L1011: «Yes, this is our problem-child. Nevertheless we ARE working on it and it WILL be released. It made its first public appearance at the Flight Simulator Show of the PC Pilots Club of Ireland on September 19th 2004 in Dublin. More in Birmingham ...». Passando o cursor do rato pela imagem do L1011 da Delta nesse site pode-se ainda ler: «Checkout our L1011 TriStar! Coming this fall ...». Entretanto, encontra-se disponível na secção Artigos o texto que o TriStar500.net escreveu para a edição de Fev 2004 do Jornal Take-Off, sobre este novo produto da PILOT's.
  • Os Lockheeds da YES e da Euro Atlantic (CS-TMX e CS-TEB) estiveram recentemente envolvidos numa operação para a Air Austral, substituindo o equipamento habitual desta companhia - o B777 - na ligação Paris / Ilhas da Reunião.
    Foto Airliners.net: CS-TMX em RUN
    Foto Airliners.net: CS-TEB também em RUN
    O CS-TEB fez ainda voos em Manchester para a My Travel e, mais recentemente, tem estado em frente ao Hangar 5 da TAP Air Portugal, onde está a ser preparado e configurado com 55 lugares de classe executiva para a volta ao mundo que se inicia já amanhã, como noticiado anteriormente pelo TriStar500.net. Boa sorte para a Euro Atlantic Airways e que tudo corra pelo melhor para que a companhia e o avião saiam prestigiados! Por sua vez, o CS-TMP da Luzair esteve a fazer voos no início de Novembro entre Sarjah, Port-au-Prince e Santo Domingo. Pior sorte para o CS-TMR, também da Luzair, que continua armazenado em AMS.

22 de Outubro
  • O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) já inspeccionou três dos quatro aviões Lockheed 1011-500 de companhias nacionais e detectou "avarias menores que já foram corrigidas", adiantou o presidente, Luís Almeida. A inspecção recaiu sobre o aviao da Yes ( operadora de baixo custo da TAP), da Euro Atlantic e um dos dois da Air Luxor. A quarta aeronave, também da Air Luxor, está em reparação em Amesterdão desde que o INAC decretou as inspeccções. As averiguações foram decretadas no início de Setembro, no seguimento de uma série de avarias que afectaram o normal funcionamento destas aeronaves. Em particular, o avião da YES deixou centenas de pessoas retidas em Cancun durante dias, até que a empresa encontrou alternativas de transporte. In Jornal de Notícias

20 de Outubro
  • Divulgado o relatório do tailstrike do CS-TMP em Stansted: the accident occurred during an automatic landing at Stansted when the rear of CS-TMP struck the ground on landing. The recorded airspeed on touchdown was 120 kt, while the calculated Vref was 145 kt. During the final stages of approach, the Auto Throttle System was inoperative but the crew did not detect the consequent diverging parameters of aircraft attitude and airspeed.
  • Alan's Mojave Airport Weblog: com ajuda do site L1011.de, descobri este interessante site que regista as principais novidades de destaque no deserto de Mojave onde se encontram armazenados vários aviões, incluindo L1011s. Através deste weblog ficamos a saber que, por exemplo, no passado dia 18, o Lockheed Stargazer pertencente à Orbital Sciences descolou de Mojave para mais uma missão. Destaque também para o artigo "An L-1011's last Sunset" de 22 de Dezembro de 2003 ou "Lost in Mojave" de 22 de Setembro deste ano que retratam o fim cruel de dois Lockheeds da Delta. Sempre acompanhado com fotografias interessantes, aqui fica a sugestão.
  • O Lockheed CS-TMP da Luzair é apontado como um dos últimos a sair da linha de produção e como tal um dos mais novos. Foi de facto, em termos do número de série (1248), o penúltimo Lockheed TriStar concebido para o serviço de passageiros. No entanto, muitas vezes surge a confusão se a sua data de fabrico remonta a 1983 ou 1985. A produção do TriStar acabou em 1983. O CS-TMP, na altura com matrícula N64959, fez o seu primeiro voo em Agosto de 1983, mas permaneceu undelivered até 1985, data em que foi entregue à Royal Jordanian. Portanto, e dado ter voado muito pouco até 1985, faz todo o sentido considerá-lo como um dos L1011 mais bem conservados e com menor número de ciclos!

19 de Outubro
  • São 18:25 e ouvi no rádio (traffic information "Lockheed is departing") um LXR951P a sair para Queen Alia Intl na Jordânia. Em princípio terá sido um voo posição para manutenção, uma vez que em Amman encontram-se as instalações da JorAMco. O Lockheed em causa é o CS-TMP, de momento, o único operacional que a Luzair dispõe.

16 de Outubro
  • De 7 a 28 de Novembro realiza-se a quarta edição do “Cruzeiro aéreo à volta do Mundo”, num Lockheed Tristar em versão de 55 lugares classe executiva, promovido pela euroAtlantic Airways. A volta ao mundo será efectuada à partida do aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, percorrendo em 21 dias cerca de 54 mil quilómetros visitando o Dubai, Myanmar, Camboja, Vietname, Austrália, Taiti, Ilha de Páscoa, Brasil, Guatemala e México, num total de 70 horas. Os passageiros terão tratamento VIP, com serviço de refeições acompanhado de vinhos e champanhes exclusivos. Em cada um dos destinos está programado alojamento nos melhores hotéis e uma oferta turística de lazer repleta de história, cultura e comércio. Notícia no site Turisver.
  • O Lockheed da YES fez ontem o voo TP182 GIG-LIS. O CS-TMX saiu do Rio às 18:40LT tendo aterrado em Lisboa às 07:40, hora de cá.Não sendo um facto inédito desde que, em 1997, a TAP fez o phase-out da sua frota Lockheed, é sempre uma forma de relembrar os bons velhos tempos e de reafirmar a confiança na segurança do L-1011 TriStar. A TAP tem, neste momento, um dos seus A340-300 com matrícula CS-TOD numa C-Check, pelo que um imprevisto deve ter motivado a deslocação do CS-TMX ao Rio de Janeiro.
  • O CS-TEB da Euro Atlantic foi hoje avistado em Dusseldorf.

14 de Outubro
  • O CS-TMP partiu hoje de Lisboa para uma série de voos diários a relizar pela Onur Air. Enquanto isso, o CS-TMR continua parado em Amsterdão à espera da substituição de dois reactores. Um deles foi substituído no CS-TMP e o outro ficou danificado num dos compressor stalls que afectou o avião. Neste link encontra a fotografia do CS-TMR com o cockpit e pneus protegidos, sem o reactor #3 (o tal que foi para o TMP), em prolongada espera.

8 de Outubro
  • No passado dia 3, o Lockheed CS-TMP da Luzair partiu para Mombaça para realizar um voo da Safari Airlines para Berlin. Foto: Airliners.net.

6 de Outubro

2 de Outubro
  • Neste fim de semana, realiza-se o Virtual Air Show 2004 dedicado à aviação simulada. O local do evento é o hangar da Air Jetsul no aeródromo de Tires e a entrada é livre a todos os entusiastas da aviação. O horário é das 10:00 às 19:00 tanto no Sábado como no Domingo. A Euro Atlantic Virtual reconhecida oficialmente pela sua congénere real, estará presente com um posto (PC) dedicado ao L-1011 TriStar 500. No certame estarão igualmente presentes outras virtual airlines e entidades ligadas à aviação real. Se gosta de aviação este será seguramente um evento a não perder! Para mais informações sobre o VAS 2004 siga este link.

22 de Setembro
  • A vez do CS-TMX: depois do regresso à actividade  do CS-TMP, também o CS-TMX voltou a voar na sua nova missão, os ad-hoc charters. Descolou dia 22 para Punta Cana via Madrid para fazer um voo pela Air Pullmantur. "Um dia avariam uns, outro dia avariam outros..."

17 de Setembro
  • CS-TMP de regresso à actividade: por volta das 20:15 descolou de Lisboa com o callsign JetSet (First Choice). O CS-TMR continua em Amesterdão à espera de posição em hangar para a instalação de dois reactores. Foto: Airliners.net - aterragem em Miami - two engine ferry flight.

11 de Setembro
  • Apesar de manifestar a sua confiança na aeronave, este responsável [Manuel Bastos] revela que o Lockheed deixará de ser utilizado nos voos da Yes, ficando disponível para ser fretado por outras companhias para «charters» «ad hoc».
  • O CS-TMX regressou este Sábado a Lisboa depois de prolongada reparação no México. O trem danificado durante a aterragem era uma peça nova montada o ano passado.

10 de Setembro
  • A euroAtlantic airways anunciou que está a realizar uma série de operações charter entre o Japão e a Islândia, com um aparelho Lockheed Tristar 1011, ligando as cidades de Tóquio, Nagoia e Fookuoca a Keflavic. A companhia aérea do Grupo Pestana considera que a sua operação com o Lockheed tem registado um sucesso assinalável, referindo que este avião reúne todas as características para viagens com a duração de 10h00, neste caso pela rota Polar com escala técnica em Helsínquia. Em Agosto, o charter da euroAtlantic voou cerca de 400 horas sem registo de anomalias ou atrasos por razões técnicas, destacando ainda que o serviço a bordo foi adequado ao mercado em questão, com sushi, sushimi e pratos quentes da gastronomia japonesa nas refeições.

3 de Setembro
  • CS-TMX: uma equipa de manutenção da TAP chegou quinta-feira ao México, levando uma das peças necessárias à reparação do aparelho, enquanto outras seguiram para Cancun a partir dos Estados Unidos. Também responsável pelo atraso na reparação do aparelho foi a falta de material para o efeito no aeroporto de Cancun, uma vez que infra-estrutura não possuía macacos hidráulicos necessários para se proceder à elevação do avião, seguindo estes da Cidade do México.

2 de Setembro
  • O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) decidiu proceder a inspecções adicionais às companhias aéreas portuguesas com aviões "Lockheed" nas suas frotas. Entrevista da Rádio Renascença ao director de Operações e Segurança do INAC, Lima da Silva:
    LdS - O INAC neste momento e face ao número de incidentes que ocorreram nas frotas Lockheed, desencadeou um programa adicional de supervisão e navegabilidade e de operação das frotas de L-1011. Já iniciámos esse programa com a YES quando foi a anomalia anterior no reactor e neste momento todos os operadores foram avisados que vão ter inspecciões adicionais à frota Lockheed.
    RR - Uma manutenção regular faz com que não haja propriamente aviões velhos, o problema reconhece é a falta de peças em aparelhos que não são construídos há muito tempo...
    LdS - É, há dificuldades em adquirir os componentes a tempo de resolver rapidamente as anomalias. Os componentes conseguem-se mas os prazos da entrega são muito grandes, portanto os operadores têm dificuldade em rapidamente repor as condições de navegabilidade dos aviões como seria desejável para manter uma operação regular.
  • O CS-TMX deverá chegar a Lisboa este fim de semana e a YES afirmou estar à procura de mais um avião para a sua frota.
  • CS-TMP: finalmente regressou hoje de manhã a Lisboa o L-1011 com matrícula CS-TMP vindo de Miami, onde trocou um reactor. Este Lockheed esteve mais de um mês parado em Curaçao. Que a Luzair tenha agora maior sorte e possa prosseguir o seu projecto.

1 de Setembro
  • Para evitar casos como o do avião da YES, é necessário aumentar o grau de exigência nas certificações de companhias aéreas com frota reduzida - diz o Comandante Sousa Monteiro. É a opinião expressa à Rádio Renascença por Sousa Monteiro. O antigo comandante da TAP, que pilotou Lockheed's Tristar ao longo de vários anos, garante a fiabilidade deste modelo, mas sugere também medidas para salvaguardar o interesse público. "Não são aviões para deitar fora, mas carecem dos devidos cuidados de manutenção. Penso que para defender o interesse público, penso que as autoridades devem exigir um avião sobresselente". Entretanto, continuam  retidos em Cancun, no México, 260 turistas portugueses à espera de voo de regresso a Lisboa, depois de ter sofrido uma nova avaria.

31 de Agosto
  • Uma equipa de manutenção da TAP segue quarta-feira para o México para avaliar e reparar danos numa peça de articulação do trem de aterragem do avião da Yes, disse hoje à Lusa o administrador da companhia, João Caldas. O avião partiu segunda-feira de Lisboa para o México com 12 horas de atraso devido a um problema eléctrico e, segundo o comandante João Caldas, foi detectado um problema numa peça de articulação do trem de aterragem quando o avião se fazia à pista em Cancun. Nesta estância de veraneio mexicana estão 260 turistas portugueses que deveriam ter regressado segunda-feira à noite a Lisboa no mesmo avião. De acordo com João Caldas, os turistas estão no hotel e a Yes está a tentar alugar um avião para os transportar para Portugal.
    "Não está a ser fácil encontrar um avião no mercado. Nesta época em fim do mês é complicado", afirmou o responsável da companhia. A equipa de manutenção da TAP chega a Cancun quarta-feira, mas não há qualquer previsão sobre o tempo necessário para a reparação. Relativamente a encargos com a permanência dos turistas no hotel, João Caldas afirmou que a Yes não tem contacto directo com os passageiros, cabendo ao operador (agência de viagem) acertar o que for necessário com os clientes e posteriormente contactar a companhia pararesolver eventuais encargos financeiros decorrentes da situação. Este é o segundo incidente com um avião da companhia Yes emduas semanas, depois de no passado dia 17 de Agosto dezenas deturistas portugueses que fizeram férias no Brasil ficarem retidos doisdias em Natal, após uma avaria num dos motores do aparelho que os devia trazer de regresso a Lisboa. In Lusa

30 de Agosto
  • Em defesa do TriStar: três dos 4 aviões da frota L1011 portuguesa sofreram recentemente engine stalls que no caso da Luzair mantém os aviões parados há mais de um mês.
    Coincidências a mais dirão uns, aviões desgastados dirão outros. Uma coisa é inegável, os RB211-524B estão a enfrentar problemas de fiabilidade neste seu final de vida. Talvez porque sejam raríssimos (apenas 50+6 Lockheeds os usaram), talvez porque apenas 2 ou 3 empresas no mundo (TAP incluida) fazem a sua manutenção.
    Os RB211 foram reactores revolucionários com três veios concêntricos que devido ao seu carácter inovador e ao facto de usarem tecnologia não provada na altura, atiraram a Rolls Royce para a falência e a Lockheed para uma situação muito complicada que determinou o fracasso comercial do avião.
    Hoje, os vários estágios de desenvolvimento do RB211 permitiram equipar grande parte dos 747/767/757 e culminou recentemente com o despontar da família Trent.
    O fenómeno engine stall que provoca os tais "bangs" e labaredas é conhecido desde o início da aviação a jacto e é mais incómodo do que perigoso. No entanto, tal não deveria acontecer e deveria ser resolvido com novos critérios de manutenção e possivelmente "novos" reactores adquiridos para compor um stock mais consistente. Reactores esses que custam uma fortuna, quase 1/4 do valor do airframe em si.
    Mas o tempo da reforma dos L1011 estará por meses, para felicidade de muita gente. Quais aviões, quais chocolateiras velhas... São insistentes os rumores que a TAP irá entregar dois A310 à YES e a própria Euro Atlantic tem vindo a reforçar a frota com B767.
    Quando esse dia chegar, o sentimento que irá invadir todos aqueles que conhecem bem a Máquina será um sentimento igual ao da reforma do Concorde: mais uma vez a aviação irá regredir. Um avião com padrões de conforto em voo ainda hoje inigualáveis e capacidade operacional fantástica especialmente em situações de mau tempo.
    No caso da YES com A310 e em termos da velocidade, a diferença será flagrante: os seus passageiros passarão a cruzar o Atlântico a mach 0.78/80 em vez dos habituais 0.83/84. Mas seguramente compensarão os atrasos verificados actualmente com o L1011 se eles próprios (A310) não começarem a entrar numa fase descendente da sua carreira. É sempre bom relembrar que os primeiros A310 da TAP têm já 16 anos. Em 2000, a YES recebeu o seu primeiro L-1011 com 17 anos.
  • CS-TMX descola finalmente: são 22:25 e o voo YSS9667 com destino a Cancun acaba de descolar sem mais sobressaltos após um atraso de 12H devido a problemas na ignição do reactor #2. Talvez como medida de precaução, os pilotos pediram o startup de um dos motores ainda no stand e só depois o pushback para então colocar em marcha os outros dois reactores.
  • O CS-TMP foi posicionado de Curaçao para a Florida onde esteve a trocar um motor. Hoje, dia 30, deverá regressar finalmente a Lisboa (notícia avançada pelo user "nacala" no forum aviacao.net). O caso do CS-TMR parece ser mais complicado: «This minute recieved second message that local authorities at Amsterdam don´t give the approval for 2 engine Ferry Flight to Lissbon. They are worry about a scenario like "El Al B747" which is chrashed into a big apartment building some years ago. There is no heavy maintenance at AMS for the TriStar but KLM offer help.»
  • A Euro Atlantic Virtual comemora um ano: a charter virtual comemorou, no passado dia 9, um ano de operações nos céus da simulação aérea. Para assinalar a data a virtual airline lançou dia 21 um novo site com um visual bastante agradável e integrou o FSACARS no seu sistema de PIREPs proporcionando mais realismo e motivação aos seus pilotos. Sendo uma das VAs portuguesas que operam o L1011-500, aqui ficam os parabéns do TriStar500.net à Euro Atlantic Virtual e em especial ao seu CEO Tiago Andrade. O TriStar500.net acredita na importância das Virtual Airlines baseadas em companhias reais, nomeadamente na promoção e imagem positiva que as mesmas podem dar às suas congéneres.

20 de Agosto
  • A Euro Atlantic que iniciou as suas actividades em 1997 com a aquisição de um Lockheed TriStar á TAP Air Portugal, encontra-se em franca expansão. Dia 6 de Agosto a companhia recebeu o 2º segundo B767-300ER com matrícula portuguesa e o 5º no global da sua frota. O novo B767 MSN 24318  é um ex-SAS e ostenta a matrícula CS-TLO, estando de momento a voar todo branco. A sua configuração interna é 16C+234Y. Assim que houver disponibilidade o avião será pintado com as cores da Euro Atlantic. O 1º B767 com matrícula portuguesa (CS-TLM, MSN 25353) também pertencente à Euro Atlantic já havia aterrado em Lisboa no dia 2 de Julho às 0630 UTC disfarçado com a pintura da Aviajet. A Euro Atlantic encontrou no B767-300ER o avião ideal para as suas operações de longo curso iniciadas com o L-1011 CS-TEB. Além do CS-TLO e TLM, a companhia detém o PP-VTE e PP-VTC ambos nas cores da VARIG Charter e o LV-AIX a operar pela Southern Wings na rota Madrid (MAD) - Buenos Aires (EZE). O L1011 continua a voar em back-up e em contratos maioritariamente no estrangeiro. As previsões para o seu phase-out são ainda desconhecidas. Aqui ficam os parabéns do site TriStar500.net a mais uma companhia portuguesa que continua a crescer.

19 de Agosto
  • Acerca do CS-TMR: «LuzAir still at AMS ? I was just informed by local ATC assistant that LuzAir don´t (!!) become any authorisation  to fly them out ?! There is a company interested in scrapping the aircraft at AMS. It seems that is the same company who scrapped LTU D-AERI at DUS in July 1991 ?»

15 de Maio
  • Nos próximos dois meses, devido a projectos finais e exames escolares, as principais novidades/notícias irão ser preferencialmente colocadas no fórum do site [fórum descontinuado] por uma questão de rapidez e facilidade. Relembro que qualquer visitante pode ler o fórum, no entanto, para participar é necessário o registo no mesmo.

29 de Abril
  • Novidades sobre o projecto L1011 da Pilot's para FS 2004: «Some new screenshots! Thanks to all, who are sticking with us. Thanks for all these comments. It will come, it is just a lot to do.»

26 de Abril
  • Encontra-se no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, uma exposição sobre aviação. Realce para um vídeo em exibição permanente do museu da TAP que retrata a história da companhia desde os Dakota até à "Era do Jacto" cujo avião em destaque é precisamente o L1011 com imagens espectaculares. O TriStar500.net recomenda vivamente uma visita a esta exposição e alerta que são necessárias 2h/2h30m para uma visita completa. A exposição é temporária terminando no dia 31 de Outubro.

25 de Abril
  • Ontem o L1011 da Euro Atlantic, por volta das 17:45, efectuou uma RTO tendo regressado de imediato e sem parar à cabeceira da pista 03 para uma nova descolagem desta vez sem problemas. O avião desapareceu de vista ainda com o trem por recolher, provavelmente, para o arrefecer. O CS-TEB (msn 1240) efectuava o voo de posição MMZ361P e ia portanto vazio.
  • RB211, o que significa o prefixo RB? Rolls Royce - Barnoldswick, local na Inglaterra onde foram desenhados e desenvolvidos os reactores RB211 que equipam os L1011 TriStar.

18 de Abril
  • Ao descolar de Recife no passado dia 16, cumprindo o voo "Young Sky 9659" para Lisboa, os pilotos da YES depararam-se com problemas hidráulicos, sendo forçados a fazer fuel dump sobre o mar e a regressarem ao Aeroporto dos Guararapes onde aterraram em segurança. Depois de prontamente assistido pela manutenção da TAP em Recife, retomou o voo, com 3 horas de atraso, por volta das 0000LT, pelo que se terá tratado de um problema menor. Link: Fórum AeroEntusiasta.

10 de Abril
  • Confirmado: a Globejet Airlines adquiriu à Air Transat os L1011-500 msn 1242 e 1243 que foram respectivamente na TAP o CS-TED e o CS-TEE. Neste link poderá confirmar os MSNs e verificar as características e equipamentos  aviónicos destes L1011s. Correm ainda rumores que o C-GTSR (msn 1239 ex CS-TEA) será também cedido a esta companhia.

9 de Abril
  • O TriStar500.net deseja a todos uma boa Páscoa!

11 de Março
  • «Um avião muito suave, com uma grande estabilidade, muito pouco "bailarino", na gíria dos pilotos. De tal forma que alguns até lhe chamavam o "Lóquerido"...» - Artigo: Follow me em bicleta

10 de Março
  • Luzair transporta adeptos: o avião CS-TMP (msn 1248) esteve envolvido no transporte de adeptos do F.C.Porto para Manchester onde se jogou a 2ª mão dos oitavos de final da Champions League. Foto: Airliners.net

5 de Março
  • É publicado neste site mais um artigo sobre o L1011, desta feita um artigo de 1983 que apareceu na revista de bordo da TAP Atlantis a anunciar "A Tecnologia do Amanhã". O artigo começa com o parágrafo que desde há quatro anos aparece como introdução a este site.
  • Vai um L1011 telecomandado? Se gosta de RC's eis um bom kit para ter o seu L1011 telecomandado e propulsado com mini-turbinas reais!

3 de Março
  • Um L-1011 da empresa portuguesa Air Luxor realizou mais um vôo fretado entre os EUA e o Brasil, trazendo brasileiros deportados daquele país. A aeronave, matriculada CS-TMR, pousou no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, as 11:40 da manhã de hoje, 03/03/2004. Notícia do site Aerominas.

24 de Fevereiro
  • Nova imagem, nova morada
    Após vários problemas de servidor, motivação e disponibilidade de tempo, este site reabriu, no início deste ano, num formato revisto mas com a imagem descurada, impulsionado pelo artigo do jornal Take-Off "L1011 - um dos melhores aviões de sempre". Recentemente, foi então possível comprar um novo alojamento e uma nova morada mais fácil de memorizar. Aliada a estas mudanças, surge também uma nova imagem que se espera mais agradável e apelativa.
  • O futuro de alguns dos L1011 ex-TAP que serviram a Air Transat nos últimos anos, parece começar agora a definir-se. Tudo indica que o ex-CS-TED e o ex-TEE foram comprados por um novo operador ACMI, a GlobeJet Airlines. Na secção frota deste operador podem ver-se imagens do interior de cabine com um conjunto de 4 lavabos a meio da classe económica o que indica que são, de facto, aviões ex-TAP.

9 de Fevereiro
  • Pilotos L1011 da Air Luxor transitam para a YES: os pilotos da TAP a voar pela YES retornaram definitivamente à companhia-mãe tendo por isso a YES convidado alguns pilotos L1011 ex-Air Luxor para integrar os seus quadros. A YES possui um único avião, o L1011 CS-TMX. O B767-300ER da Icelandair TF-FIA operado pela YES no Verão foi alugado à Volare tendo sido o logo e títulos YES definitivamente removidos.

7 de Fevereiro
  • O CS-TMX (msn 1206) da YES regressou ontem à noite a Lisboa depois da manutenção em Abu-Dhabi. Hoje descolou para Varadero em mais um voo YES. É bom tê-lo de volta!

5 de Fevereiro
  • Os dois L1011 (msn 1241 e 1248)  agora pertença da Luzair têm estado parados no aeroporto de Lisboa. Neste link poderá aceder a uma boa foto do CS-TMR a aterrar em CDG/Paris.
  • Saiu no jornal de informação aeronáutica Take-Off, página 23, um artigo sobre o novo software da Pilot's que deverá sair em breve para o FS2004...

30 de Janeiro
  • O "maquinão" da Euro Atlantic (CS-TEB msn 1240) tem estado a fazer voos de 10 e 11 horas pela companhia italiana Volare.

29 de Janeiro
  • O Lockheed C-GTSQ (msn 1243 e ex-CS-TEE na TAP) armazenado em Mirabel, terá sido comprado à Air Transat por uma empresa do Líbano. Aguardam-se novos desenvolvimentos sendo certo que o avião continuará a voar e não será desmantelado para spares.
  • "Lockheeds saiem da Air Luxor" é o título de uma notícia do DN Madeira.
  • O CS-TMR (msn 1241) que esteve em Abu-Dhabi para trabalhos de manutenção, regressou a Lisboa no passado dia 26, também com os títulos e logotipo Air Luxor apagados, ficando apenas a cauda e as nacelles dos reactores, azuis.

23 de Janeiro
  • Foi publicada na NET a primeira foto do CS-TMP sem os títulos Air Luxor. A foto é da autoria de Miguel Cláudio. Como se pode ler no comentário da foto, o CS-TMP anda envolvido em transporte de tropas que também envolve, além da Bósnia, Timor Leste (Baucau).

22 de Janeiro
  • O CS-TMP já se encontra sem títulos e logotipo da Air Luxor, apenas com o estabilizador vertical azul. Para já, e até ao Verão, tanto o CS-TMP como CS-TMR irão ser operados debaixo do COA (Certificado de Operador Aéreo) da Air Luxor. A Luzair espera conseguir o seu próprio COA em Junho deste ano, altura em que poderá voar com cores e títulos próprios.
  • O Portuguese Lockheed L-1011 TriStar Information Center encontrou numa das suas deambulações pela NET, um excelente site com scans de brochuras antigas promovendo o L1011-500.

15 de Janeiro
  • Luzair compra L1011-500 da Air Luxor: eis a tão esperada notícia! Já se sabia há algum tempo que a Air Luxor vendeu os seus L1011-500 por forma a uniformizar a sua frota apenas com aviões Airbus. No entanto, permaneceu no segredo dos deuses o novo proprietário dos aviões que, há cerca de duas semanas, o Portuguese Lockheed L-1011 TriStar Information Center teve conhecimento. É, portanto, a Luzair a nova proprietária destes clássicos aviões que assim se mantêm em Portugal! A Luzair é uma empresa que já existe há alguns anos e que tem cumprido a sua missão no mercado ACMI/charter angariando contratos e recorrendo a aviões de terceiros. A Luzair aposta agora em aviões próprios e de grande porte como são os L1011-500. Para quem pensa que em Portugal há operadores a mais, esta será certamente uma notícia surpreendente!
    O Portuguese L-1011 TriStar information Center deseja boa sorte à Luzair nesta sua nova etapa e espera que, através de um programa de manutenção adequado, consiga reabilitar e até dar uma boa imagem do L1011 TriStar que tão mal tratado tem sido em Portugal pela imprensa. Fica ainda, o obrigado pela oportunidade de continuarmos a poder ver estes diamantes voadores durante mais alguns anos nos nossos aeroportos.
    O TriStar 500 poderá não ser tão barato de operar quanto um Airbus, tanto ao nível de manutenção como de consumo de combustível, mas é ainda hoje o avião que proporciona o voo aerodinâmicamente mais confortável e estável aos seus passageiros, além da elevada segurança que sempre foi e continua a ser seu apanágio! Com este negócio, mais uma vez prova-se a excelência deste avião que continua a atrair, aqui e noutros pontos do globo, novos operadores.
  • Um dos L1011 ex-Air Luxor já seguiu para manutenção e para ser pintado de branco no dia 4 deste mês. É seguro que o avião regressará a Portugal para continuar a voar nos nossos céus. O segundo L1011 partirá, também em breve, para manutenção e entrega ao seu novo dono. O Portuguese Lockheed L-1011 TriStar Information Center pode adiantar que estes dois L1011, em princípo, serão baptizados com uns nomes bem simpáticos e peculiares: Sunbird e ThunderBird!

8 de Janeiro
  • O Portuguese L1011 TriStar Information Center anuncia em primeira mão que foram já vendidos os dois L1011 CS-TMR e CS-TMP da Air Luxor apesar de se manterem em operação nesta companhia. O mais surpreendente é que os dois aviões vão continuar registados em Portugal. Surpresas esperam-se nos próximos meses relativamente ao panorama da aviação em Portugal.

4 de Janeiro
  • O que se ainda se descobre sobre o L1011! Se dúvidas houver que este foi de facto um avião muito à frente do seu tempo e que a Lockheed sempre teve a audácia de apostar na inovação, aqui vai mais uma prova: "The L-1011 also didn't originally have window shades on the windows. You had a little knob you would turn and it would "polarize" the window from full bright to full dark. This was all part of the "Most Advanced Jetliner In The Sky" theme of the time."
    Obviamente mais um aspecto que neste caso revelou-se demasiado caro e complexo de manter sendo as companhias obrigadas a incluir posteriormente as habituais persianas.
    As versões iniciais do L1011 possuiam uma configuração 2-2/2-2 em económica. Não era um 2-4-2! entre os lugares do meio havia um coat closet que permitia também mais privacidade! Foto: Airliners.net

3 de Janeiro
  • Relançamento do site:  O Portuguese TriStar Information Center encontra-se de novo online! Tentando fazer uma breve retrospectiva sobre o que aconteceu à frota portuguesa L1011 enquanto o site esteve offline, temos que:
    - O CS-TMR já voa com as cores da Air Luxor e já foi equipado com a nova porta blindada, operação realizada pela manutenção da TAP;
    - Afinal o CS-TMP manteve-se em operação mas, em meados de Agosto, sofreu um tailstrike com causas ainda por apurar. O incidente provocou graves danos estruturais no avião que teve de ser posicionado em Amman para longa reparação. O CS-TMP regressou a Lisboa a 14 de Novembro e em meados de Dezembro tornou a voar;
    - Correm rumores que a Air Luxor já terá vendido os seus L1011. O presidente Paulo Mirpuri afirmou na festa de Natal da empresa que em poucos meses a Air Luxor terá uma frota de aviões apenas Airbus;
    - O CS-TMX esteve envolvido em dois voos abortados no mesmo dia devido ao facto de o trem de aterragem não recolher. Após este acontecimento assistiu-se à lamentável tentativa de certa comunição social de denegrir a imagem do avião e praticamente bani-lo de Portugal;
    - Responsáveis da YES manifestaram o seu desejo de rapidamente substituirem o avião, não estando contudo definido que tipo de equipamento será adquirido;
    - O CS-TEB foi também protagonista numa Rejected Take Off devido a engine stall, enquanto fazia um voo YES;
    - Antes porém, o CS-TEB voltou a cumprir mais uma volta ao Mundo ao serviço do operador turístico francês TMR;
    - Infelizmente, não se confirmou a vinda do 9Y-THA da BWIA para a Euro Atlantic. O destino do avião parece ser agora a STAR Air;
    - A nível internacional destacou-se o aparecimento da STAR Air que opera exclusivamente L1011s.
  • Saíu no Jornal Take-Off deste mês um artigo espectacular sobre o L1011 TriStar. O artigo conta com o testemunho de dois comandantes e um TMA. Atrevo-me a citar parte de um testemunho: "todo o aviador já ouviu, da boca dos actuais e antigos pilotos do L-1011 elogios e admiração que roçam o culto".
  • Foi publicado no TriStar500.net o artigo "CS-TMX - a fuga do deserto!".

No comments: